Mazzarello do cuidado com a Terra ao cuidado com as Pessoas.
UMA HISTÓRIA PRÁ LÁ DE ESPECIAL:
Era 09 de maio de 1837 na pequena cidade de Mornese na província de Alessandria, Itália nasce Maria Domingas Mazzarello, a primeira filha de Camponeses: José e Madalena. Família que trabalhava na terra, mas, com olhar no céu! Foi neste clima de valores humanos e cristãos que Maria Mazzarello viveu.
Dotada de força incomum, a pequena camponesa sempre trabalhou com o pai no cultivo da vinha, sem esquecer o cuidado com a “casa”, com os irmãos menores, cuidado este que se estendeu a cidade, quando o Tifo, chegou a Mornese no ano de 1860. Com uma dedicação total aos doentes, ela contraiu a epidemia, mas, por milagre foi curada! Porém, a doença a deixou debilitada. Sim, Maria não era mais a mesma... sem força não conseguia mais trabalhar na vinha.
Um dia, andando nas estrada de Borgo Alto, teve uma visão misteriosa: Viu um enorme edifício com muitas meninas que corriam pelos pátios e ouviu lima voz que lhe dizia: “ A TI AS CONFIO !” . Mazzarello não entendeu mas guardou no coração esta mensagem.
Não podendo mais trabalhar no campo, Maria decidiu ir com a amiga Petronilla aprender a costurar para ensinar as crianças ...assim começava uma nova etapa na pequenina cidade: Reunir as meninas para ajuda-las em uma profissão. Assim, quem cultivava tão bem a terra, sabia muito bem cuidar das pessoas. A jovem de coração imenso abre a pequena oficina e rapidamente começa a acolher as primeiras órfãs, surgindo ai um grupo de jovens que recebeu o nome de Filhas da Imaculada.
Em 1864 Dom Bosco foi a Mornese com seus jovens para abrir um colégio para os meninos, porém o papa Pio IX pediu que o colégio fosse um Instituto Feminino. Desta forma conversando com o Padre Pestarino, ele escolheu as Filhas de Imaculada...eram 15 jovens que em 1872 se tornaram “Filhas de Maria Auxiliadora”.
A pequena cidade de Mornese foi pouco a pouco se espalhando pelo mundo e chegou a nossa América com a primeira casa no Uruguai. No Brasil as irmãs chegaram para Guaratinguetá em São Paulo e depois se espalhou por este imenso pais. No Nordeste chegaram navegando no rio São Francisco em Petrolina(PE) a pedido do Bispo Dom Malan( que foi aluno de Dom Bosco). No Recife temos orgulho de ser o primeiro espaço de Mornese nesta cidade, com um bela historia de 73 anos. Desta maneira, Maim a camponesa da pequena Mornese se torna MÃE (Madre) de muitos e o planeta se transforma num campo... não de parreiras, trigais e belos girassóis, mas Terra- coração, gente que ama a Vida e ama o Senhor da Vida! E você faz parte desta história.
E aquele apelo feito por Nossa Senhora: “ A Ti as Confio” foi entendido por Mazzarello e ela se torna Auxiliadora da VIDA!
Conhecendo mais a sua História
09 de Maio de 1837 – Nascimento de Maim- Maria Domingas Mazzarello
Em Mornese e é batizada no mesmo dia, na linda paroquia da cidade.
1860 - Grande Epidemia de Tifo em Mornese.
(Muda o rumo da sua história)
8 de Outubro de 1864- Dom Bosco vai a Mornese. Mazzarello o conhece e exclama: “Dom Bosco é um santo eu o sinto”
5 de Agosto de 1872- Fundação do Instituto .
Torna-se Filha de Maria Auxiliadora
14 de Maio de 1881- Morre em Nizza Monferrato- Italia
20 de Novembro de 1938- Beatificação (Pio XI)
24 de Junho de 1951 - Canonização
13 de Maio - É a sua Festa litúrgica! Juntamente com a homenagem a MARIA sob titulo de Nossa Senhora de Fátima.
*********************************************************************************
*********************************************************************************
Do Cuidado com a Natureza ao Cuidado com as Pessoas...
Maio um mês especial na casa Salesiana, mas para o MAZZARELLO é muito mais... Pois festejamos a nossa Patrona: MADRE MAZZARELLO!
Fizemos a nossa homenagem vivenciando este tempo de graça com uma semana de espiritualidade da educação infantil ao ensino médio.
Através dos símbolos : TERRA, JANELINHA E O POÇO, mergulhamos profundamente no mistério que envolveu a camponesa MAIN, no seu profundo encontro com DEUS.
No dia 13 passamos o dia em MORNESE... Em cada canto da nossa casa trazia um momento histórico da vida da Nossa Santa. Em cada setor um momento de oração.A atmosfera que envolvia a nossa casa não foi só de festa, mas sobretudo de um crescimento na vida de fé, a exemplo de MAIN.
O Fundamental I vivenciou essa oração com o resgate da vida de MADRE MAZZARELLO. A noite um celebração eucarística na capela do nosso colégio com as irmãs das comunidades do Recife culminou as nossas homenagens, pois MAZZARELLO nos coloca em atitude de acolhida para festejar a nossa mãe AUXILIADORA. A festa continua....
Fotos de Celebração feita pelos alunos do fundamental I
Fotos da Celebração Eucarística
Video de Mazzarello
Nenhum comentário:
Postar um comentário